
Vereador Marmuthe Cavalcanti é autor da Lei Municipal 13.018/2015, que instituiu a Semana do Bebê em João Pessoa
Na tarde desta sexta-feira (22), no auditório do Sesc Centro, aconteceu a abertura da Semana do Bebê 2026, campanha de saúde da primeira e primeiríssima infância que faz parte do calendário de eventos da capital paraibana, através da Lei Municipal 13.018/2015, de autoria do vereador licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti. Nesta edição, o tema será ‘Corpo, movimento, ludicidade: experiências psicomotoras na primeira infância’.
A Semana do Bebê é um movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da primeiríssima infância (0 até 3 anos) no âmbito municipal, através da realização articulada de inúmeras atividades e serviços específicos. Uma iniciativa que vem sendo realizada há 11 anos em João Pessoa, cuja estratégia é a mobilização social, pelo direito à sobrevivência e ao desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida. O evento é apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e representa uma das principais estratégias do Fundo para assegurar a atenção adequada às crianças de 0 até 6 anos.
A programação inclui entrega de kits de higiene para crianças, campanhas de vacinação em parceria com unidades de saúde, atividades realizadas pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Programa Criança Feliz, além da entrega de enxovais para gestantes. As ações também dialogam com a Semana Mundial do Brincar, fortalecendo experiências lúdicas e educativas para os bebês e crianças. O tema deste ano destaca a importância da rotina, da organização dos espaços e da estabilidade emocional no desenvolvimento infantil.
“É motivo de muita alegria e orgulho para o nosso mandato ser autor da lei que instituiu a Semana do Bebê em João Pessoa. Um evento que coloca em destaque o cuidado, as ações e o carinho com as nossas crianças e suas mamães. Parabenizo a todos os profissionais que vêm atendendo esse público, nas creches, escolas, unidades de saúde e centros de referência da Assistência Social. Após 11 anos desta lei em vigor, a nossa cidade é uma referência nas ações que dizem respeito à saúde, cuidados e assistência às crianças, bebês e gestantes. Valorizamos muito esse trabalho e também contribuímos com ações diretas através do Terceiro Setor”, destacou Marmuthe.
Deste modo, a Semana do Bebê se consolida como elemento estratégico da política pública de educação infantil e de saúde, voltada às gestantes, mães e crianças. Em João Pessoa, o evento costuma beneficiar milhares de famílias a cada edição, de forma direta e indireta, com o envolvimento de centenas de profissionais das áreas da saúde, educação, assistência e desenvolvimento social. Este esforço integrado, envolvendo secretarias e órgãos da Prefeitura da Capital, empresas parceiras, redes, fóruns, conselhos e comitês nos territórios, com a participação da sociedade civil organizada, vem fazendo a diferença!
“Acredito que a realização de várias edições da Semana do Bebê, nos últimos anos, teve um papel importante para redução da mortalidade infantil em João Pessoa. Inclusive, consegue ultrapassar esse objetivo, pois contribui para garantir o acesso das gestantes ao pré-natal; incentiva o aleitamento materno; melhora a qualidade de vida das crianças de até três anos; diminui o nível de exclusão social causado pela gravidez na adolescência; proporciona mais acolhimento e atendimento às necessidades das crianças nas creches e escolas municipais; além de mobilizar a sociedade sobre a importância e os cuidados na primeiríssima e na primeira infância”, finalizou Marmuthe.


