Marmuthe conheceu a Rede de Assistência à Criança com Trissomia 21 (Síndrome de Down), inaugurada no último dia 03/11

O vereador de João Pessoa Marmuthe Cavalcanti (PSL), visitou na manhã de hoje (26) o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) para conhecer mais sobre a Rede de Assistência à Criança com Trissomia 21 (Síndrome de Down), inaugurada no último dia 03 de novembro nesta unidade hospitalar. Na ocasião, o parlamentar esteve reunido com o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani; com o Dr. Eduardo Borges da Fonseca; com Taísa Dantas, presidente do Instituto Primeiro Olhar – instituição que atende crianças com Síndrome de Down; e também com técnicos da área de Saúde.

Além de conhecer sobre o funcionamento da Rede de Assistência à Criança com Trissomia 21, Marmuthe dialogou sobre a destinação de recursos através de emendas impositivas para melhorar o serviço a ser prestado às crianças, ajudando na compra de equipamentos; sobre uma grande audiência pública para discutir melhorias na contratualização entre a Prefeitura de João Pessoa e o Hospital Universitário, para que os serviços da Rede possam ser ampliados, atendendo mais e melhor os pessoenses; e ainda sobre a efetivação das leis de autoria do vereador em benefício das pessoas com Síndrome de Down.

“Foi uma visita muito proveitosa, onde conhecemos o novo e especializado serviço de assistência à criança com Síndrome de Down, e dialogamos com a equipe de profissionais que vem desenvolvendo este trabalho, sobre as possibilidades do nosso mandato fortalecer e qualificar ainda mais os atendimentos às crianças com Down em João Pessoa. Pois a defesa, proteção e promoção dos direitos destas pessoas faz parte da nossa história política e de vida, pois sou pai de uma menina com esta alteração genética e sei o quanto é valioso uma rede de atendimento como esta do Hospital Universitário”, disse Marmuthe.

Durante o seu mandato, através de contatos e diálogos com especialistas, instituições e ativistas que atuam junto ao segmento das pessoas com Down, o vereador elaborou e conseguiu a aprovação de quatro leis municipais em benefício desta população: a Lei 13.327/2016, que instituiu o Cadastro Municipal de Pessoas com Síndrome de Down; a Lei 13.328/2016, que obriga os hospitais a registrar e comunicar às entidades que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência, acerca do nascimento de crianças com Síndrome de Down; a Lei 1.879/2017, que obriga os estabelecimentos de ensino a garantir material adaptado e atendimento educacional especializado para os alunos com Síndrome de Down; e Lei 13.548/2017, que torna obrigatória a realização dos exames de cariótipo e ecocardiograma em recém-nascidos com sinais cardinais indicativos da Trissomia 21.

“Além de fortalecer a Rede de Assistência à Criança com Síndrome de Down, precisamos exigir das autoridades o cumprimento das leis vigentes em nosso município relacionadas a estas pessoas. Daí a necessidade e importância, por exemplo, de mapear este grupo e garantir seus direitos, desde o nascimento, proporcionando os exames e cuidados de saúde especializados. Ou seja, garantindo políticas públicas e serviços que atendam suas necessidades, de forma inclusiva, digna e humanizada. Por isso, seguimos na luta em defesa deste segmento”, finalizou Marmuthe.