Participando de reunião com gestores municipais do setor de transportes públicos, propondo ações e melhorias

Na condição de criador e presidente da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público na Câmara de João Pessoa, Marmuthe é autor da Lei Municipal 1.859/2017, que tornou preferenciais todos os assentos instalados nos ônibus de transporte coletivo da capital paraibana, ampliando e garantindo o benefício aos passageiros idosos, obesos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes e pessoas com crianças de colo.

Também é autor da Lei do Táxi Acessível (13.206/2016), determinando que, no mínimo, 1% da frota de táxis de João Pessoa seja adaptada para pessoas com deficiência. Por sua vez, a Lei Municipal 13.199/2016, criou o programa “Táxi Amigo do Ciclista”; a Lei Municipal 13.246/2016, instituiu a política de incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte, proporcionando o acesso mais amplo e democrático ao espaço urbano; e a Lei Municipal 1.870/2017, que criou o selo “Empresa Amiga da Bicicleta”.

Além disso, Marmuthe solicitou – através do Requerimento 7.864/2014 – a criação do aplicativo que revolucionou a forma como os passageiros utilizam o transporte público em João Pessoa, conhecido como JampaBus, que possibilita aos usuários, em qualquer ponto da cidade, saber o tempo de espera por cada ônibus. A criação das linhas circulares interbairros (9901 e 9902), ligando Valentina e Mangabeira, foi outra conquista importante para a população, viabilizada através do Requerimento 22.589/2016. Ainda solicitou a construção e destinou recursos para a obra do Terminal Central de Integração de Ônibus da Zona Sul de João Pessoa (Requerimento 6278/2017).

Enfim, durante todo o seu mandato lutou incansavelmente pela melhoria do sistema de transporte coletivo em João Pessoa, solicitando a criação de novas ciclovias, ciclofaixas, linhas de ônibus, bem como a manutenção, renovação e ampliação da frota, cobrando também o cumprimento dos horários das linhas, respeito aos passageiros, e o fim da superlotação nos veículos. Para isso, promoveu e participou de várias audiências públicas e reuniões com dirigentes e gestores do setor de transportes, contribuindo diretamente para as melhorias que foram implantadas nos últimos anos.